Receita de Feijão Tropeiro com feijão vermelho, carne seca, bacon e toucinho preparado pelo ator Antônio Fagundes no Estrelas da Angélica do dia 6 de março de 2010.
Feijão Tropeiro do Fagundes
Ingredientes
- 500 g de feijão vermelho
- 200 g de carne seca (dessalgada)
- 300 g de toucinho cortado bem pequeno
- 200 g de bacon sem ser defumado
- 300 g de linguiça calabresa
- 200 g de paio em cubos
- 2 cebolas grandes brancas (picadas)
- 2 cebolas roxas (picadas)
- 1 cabeça de alho amassada
- 1 maço de cheiro-verde picado
- 2 folhas de louro
- sal a gosto
- 300 g de farinha de mandioca
- 1 xícara de óleo
- 2 maços de couve cortados fininho
- 1/2 dúzia de ovos cozidos
- 1 xícara de azeitona preta picada
- 3 panelas de alumínio (funda e grossa)
Modo de Fazer
Em uma panela no fogo coloque o toucinho para fritar e virar torresmo (adicione só um pouquinho de óleo, pois o touquinho já tem gordura). Vá misturando enquanto frita. Quando estiver dourado pode desligar. Separe numa vasilha um pouco do óleo que soltou do toucinho (você irá usar para preparar outra coisa depois). Deixe a vasilha com o óleo e a panela com o toucinho separados.
Em uma panela de pressão coloque o feijão, a carne seca e a água (cinco dedos acima do feijão). Tampe e deixe por 35 minutos no fogo, depois apague o fogo e espere 10 minutos para abrir (ao todo são 45 minutos). O feijão fica ao dente, não fica muito mole. Quando terminar, você irá separar as três coisas.
Separe a água do feijão e da carne seca, depois separe o feijão da carne seca (por isso é melhor colocar a carne seca em pedaços maiores para ficar mais fácil de você separar do feijão, não coloque desfiada!). Quando separar a carne seca do feijão, desfie ela e reserve. Não descarte nada!
Numa frigideira no fogo coloque um pouco do óleo do toucinho que você separou anteriormente, e adicione o bacon para fritar. Quando estiver bem douradinho, separe o bacon da gordura, coloque a gordura numa vasilha. Na mesma frigideira (não lave ela) frite a línguiça e o paio. Deixe dourar. Quando terminar de dourar passe a línguiça e o piao para uma panela maior pois você irá misturar todos os ingredientes.
Na mesma frigideira usada para fritar a línguiça e o paio, coloque a couve e frite um pouco. Depois adicione a farinha e pronto, deixe reservado.
Adicione nessa panela a carne seca (que foi separada do feijão e desfiada) deixe fritar um pouquinho. Coloque as cebolas picadas o louro e deixe fritar. Vai começar a prender um negócio no fundo da panela [1] (como uma camada), quando isso acontecer, adicione um pouquinho da água do feijão para soltar, pois essa camada dá o gostinho.
Em seguida adicione o alho amassado e deixe fritar mais um pouco para dourar. Adicione o feijão, e mexa tudo. Coloque o cheiro-verde, a azeitona verde, o bacon frito, o toucinho frito e os ovos cozidos (cortados em pedaços não muito grandes). Mexa tudo. Em seguida coloque a couve com a farinha e mexa.
Pronto, sirva com o arroz de carreteiro (receita de arroz de carreteiro do Stênio Garcia).
[1] “negócio no fundo da panela” foi como o Antônio Fagundes falou no programa.
adorei essa receita e vou fazer deve ser uma delicia eu só gosto de receita assim
Adorei essa receita..
Adoro cozinhar e fix ela em casa para meu raridinho e ele amou..
MuitoO bom mesmo..
fassam tbm pq vcs não vão se arrepender..