Receita de churrasco de frango com corações de frango, linguiças, coxinhas da asa e pedaços de coxa e sobrecoxa, apresentada no Anonymus Gourmet.
O Anonymus Gourmet é um programa de culinária criado em 1995 no canal RBS TV, atualmente é transmitido pelo SBT RS. O programa é apresentado por José Antônio Pinheiro Machado.
Passo a passo para fazer o churrasco de frango
Ingredientes
- corações de frango
- linguiças
- coxinhas da asa
- pedaços de coxa e sobrecoxa
- bacon em pedaços
- pimentão
- cebola
- 2 xícaras de flocos de milho para polenta
- 5 xícaras de água fria
- 1 colher de chá de sal
- espetinhos de madeira
Modo de Preparo
É importante explicar que as quantidades dos ingredientes vão depender do número de convidados que você vai receber. Monte os espetinhos com cortes variados de frango. Um deles pode ser com coxinhas da asa intercaladas com pedaços de bacon, outro espetinho de coração de frango, outro com linguiça cortada em rodelas intercalada com pedaços de pimentão, também pode preparar um com todos os ingredientes juntos.
Tempere com sal fino apenas os pedaços de frango, os vegetais e os corações. Depois de montar os espetinhos, arrume-os em uma forma e leve para o forno pré-aquecido (200 ºC), por uma hora.
– Para acompanhar prepare uma polenta assada (pode ser com farinha de milho ou polenta instantânea)
Dissolva 2 xícaras de flocos de milho para polenta instantânea em água e leve para o fogo, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com sal. Arrume a mistura em um recipiente, espere esfriar e leve para geladeira até ficar bem firme. Corte os pedaços de polenta e arrume-os em uma forma.
Nos 40 minutos restantes do frango no forno, coloque junto a polenta para assar.
Sirva em seguida acompanhada pelos espetinhos.
Gostaria de deixar uma dica que aprendi quando comemos um excelente churrasco preparado por nosso amigos Ramiro Assumpcao e Ana Maria Assumpção no apartamento deles em Balneário Camboriu. Ramiro, que além de advogado é criador de gado, e juntamente com sua esposa vem de família que se dedica há anos na criação de gado no norte do Paraná, conhece como poucos as técnicas de um bom churrasco. Lembro-me dele colocar junto ao carvão diversas ervas aromáticas, tal qual um “bouquet garni” o qual além de conferir à carne um sabor especial, deixou o ambiente da churrasqueira, mesmo após o churrasco, com um agradável odor de ervas. Deixo então, aqui registrada a minha colaboração.
Obrigada
Sandra P. Ascotin