Neste post, trazemos uma série de receitas de pipoca doce para você preparar em casa. Sua família vai gostar e ainda dá para vender se quiser. A pipoca doce, mesmo depois de fria, continua crocante e pode ser transportada com mais facilidade.
Receita de Pipoca caramelada apresentada pela Ana Toscano no Temperando a Vida da Band.
Ingredientes
- 200 gramas de milho para pipoca
- 2 colheres de sopa de manteiga
Calda
- 200 gramas de manteiga
- 1 ½ (um e meio) copo de açúcar mascavo
- 1 colher de cha de sal
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 1 xicara de amedoas torradas
Modo de Fazer
Comece preparando a pipoca na panela. Coloque a manteiga para esquentar na panela, adicione o milho e deixe estourar. Deixe reservado.
Numa outra panela grande adicione a manteiga, o açúcar e o sal. Deixe ferver até começar a borbulhar. Adicione o bicarbonato e deixe borbulhar mais um pouco. Coloque as pipocas e as amêndoas, misture bastante e despeje em uma assadeira (forrada com papel alumínio). Com uma colher espalhe elas pela forma e deixe esfriar. Corte em pedaços.
Outras receitas de pipoca doce
Pipoca doce com chocolate
- 1 xícara de chá de milho de pipoca
- 4 colheres de sopa de manteiga (se quiser pode colocar um pouco mais)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de Toddy ou Nescau (quem quiser mais escurinho pode colocar 2 colheres)
Coloque todos os ingredientes na panela de pipoca e fogo baixo. Mexa sem parar, demora um pouquinho precisa ficar mexendo para não queimar o açúcar.
Não pare de mexer nem quanto começar a estourar. Desligue o fogo quando notar que o tempo de estouro entre um milho e outro aumentou. Continue mexendo até ver que parou de estourar.
Pipoca doce só com açúcar e manteiga
- 1 xícara de chá de milho
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 10 colheres de sopa de açúcar (quem achar pouco pode aumentar um pouquinho)
Em uma panela coloque 2 colheres de sopa da manteiga com o açúcar e faça uma calda.
Na outra panela para pipoca coloque a manteiga restante com o milho e mexa até estourar. Desligue o fogo quando o intervalo de estouro entre um milho e outro for maior que 4 segundos.
Jogue a calda por cima da pipoca e mexa tudo muito bem. Aguarde um tempinho para a calda secar na pipoca e não ficar molhada.
Pipoca doce vermelha
Prepare da mesma forma que a receita acima, mas adicione uma xícara de café de xarope de groselha na mistura de manteiga com açúcar. Depois é só jogar na pipoca estourada como explicado acima.
Pipoca doce com leite ninho
- 1 xícara de chá de milho
- 1/2 (meia) xícara de óleo
- 10 colheres de sopa de açúcar
- 12 colheres de sopa de leite ninho
- 1 xícara de água
Em uma panela de pipoca coloque o milho, com a água, óleo e açúcar. Misture bem até ferver e diminua a temperatura. Mexa sem parar mesmo após começar a estourar, isto vai ajudar a espalhar a calda.
Vire a pipoca para a vasilha e jogue o leite ninho por cima, espalhando por toda a pipoca ainda com a calda quente para grudar.
Quem não tiver pipoqueira, basta mexer na panela até começar a estourar, quando começar diminua o fogo e tampe. Balance a panela usando o pano de prato para não se queimar e não queimar a pipoca.
Pipoca doce caramelada
- 1 xícara de café de milho
- 1 xícara de café de água
- 1 xícara de café de açúcar
- 1/2 (meia) xícara de café de óleo
Coloque tudo na pipoqueira e leve ao fogo. Quando começar a ferver diminua a fogo e quando começar a estourar tampe rapidamente e fique mexendo sem parar.
Quando aumentar o intervalo entre um estouro e outro, desligue o fogo e mexa. Sirva quando parar de estourar.
Pipoca doce com leite condensado
Mesma receita acima da pipoca caramelada, no final adicione o leite condensado por cima de tudo e vá mexendo delicadamente.
Veja também: Como preparar um pirulito de pipoca!
1 comentário em “Pipoca doce e caramelada”