É muito difícil encontrar quem não goste de uma boa feijoada. Hoje trazemos a receita da feijoada da Ana Maria Braga, que foi exibida em uma edição especial do Programa Estrelas da apresentadora Angélica.
Veja como preparar a Feijoada da Ana Maria Braga
– Passo 1 (para ser feito 48 horas antes do preparo)
- 250g de carne seca bovina (pode ser lagarto, coxão mole, coxão duro)
- 100g de orelha de porco salgada
- 200g de pé de porco salgado
- 200g de costela de porco
- 100 g de rabo suíno salgado
- 100g de língua bovina defumada
- 150g de lombo de porco defumado ou salgado
– Passo 3
- 100g de lingüiça portuguesa fatiada (pode ser outro tipo de linguiça)
- 100g de paio fatiado
- 100g de bacon fatiado
- 1kg de feijão preto
- 5 litros de água
- 6 folhas de louro
- 1 laranja cortada ao meio (com casca e bem lavada)
- 2 a 3 cenouras fatiadas
- 1 batata fatiada
– Último Passo
- 1 xícara de chá de azeite
- 2 cebolas grandes picadinhas
- 150g de alho picado
- salsinha (quantidade não especificada)
- cebolinha (quantidade não especificada)
Para preparar a feijoada da Ana Maria Braga, siga os seguintes passos:
– Passo 1 (48 horas antes)
Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gordura e nervuras. Coloque as carnes de molho, em água, por 24 horas. Troque a água 3 a 4 vezes durante esse tempo.
– Passo 2 (24 horas antes)
Deixar o feijão preto de molho na água por 24 horas, trocando a água duas vezes (para liberar os gases do feijão).
Depois de dessalgar as carnes, coloque-as para ferver por 40 a 50 minutos. Não pode deixar a carne desmanchar, tire quando ainda estiver durinha. Quanto terminar coloque as carnes com a água numa vasilha de plástico e deixe por 24 horas na geladeira. No dia seguinte tire a gordura que ficou por cima da carne com uma escumadeira. Depois de tirar a gordura, lave as carnes e deixe separado numa vasilha.
– Passo 3
Coloque o óleo na panela no fogo (um pouquinho só de óleo), em seguida frite as carnes já dessalgadas junto a linguiça, o paio e o bacon (o bacon tem que ficar bem frito). Vá tirando a gordura da panela conforme frita, jogue a gordura fora. Separe as carnes todas fritas.
Numa panela alta coloque o feijão (que ficou de molho por 24 horas). Em seguida coloque o louro, a laranja cortada ao meio (para tirar o sabor da gordura), a cenoura e a batata (para ficar grosso), e as carnes mais duras (carne seca bovina, a orelha e o pé de porco). Cubra tudo com água e coloque para ferver por 30 minutos. Depois desse tempo adicione todas as outras carnes que foram pré-fritas (costela, rabo, língua, lombo, linguíça, o paio e o bacon). Se necessário adicione mais água até cobrir tudo. Deixe cozinhar destampado (para engrossar), e caso seja necessário vá adicionando água quente com uma chaleira (abaixou a água, completa com água quente), não deixe tampado! Deixe cozinhar por duas horas (conforme o tempo vai passando, começa a se formar uma espuma por cima do caldo, como uma gordura, tire essa espuma com uma colher e jogue fora).
– Passo 4
Depois das duas horas de cozimento tire a laranja e as carnes grandes (rabo, costela, orelha) e deixe o feijão no fogo aceso. Coloque as carnes numa tábua e corte do tamanho para as pessoas comerem (a carne ainda vai estar um pouco durinha). Depois de cortar as carnes, volte elas para a panela do feijão que está no fogo (se necessário adicione mais um pouquinho de água). Mexa tudo (a cenoura e a batata já devem ter sumido e o caldo vai estar mais grosso) e deixe no fogo enquanto prepara o tempero.
– Último Passo (fazer o tempero uns 10 minutos antes de servir)
Numa frigideira coloque a xícara de chá de azeite, a cebola picadinha e o alho picado. Deixe dourar e adicione a salsinha e cebolinha. Mexa tudo e coloque o tempero na panela do feijão que está no fogo. Mexa o feijão e deixe no fogo por mais uns 10 minutos. Tire e sirva.
Sirva com farofa, arroz branco, laranja e couve picadinha (para preparar a couve, corte ela o mais fino possível. Numa frigideira grande bem quente cubra o fundo com azeite, coloque a cebola e o alho. Quando estiver dourando a cebola e o alho jogue a couve por cima, mexa rápido e tire do fogo. Para não soltar água).
Veja também: Outras receitas de feijoada
Oi Sandra
Receita atualizada e agora completa. Todos os erros foram corrigidos.
Abs
GOSTARIA QUE ME ENVIASSE ESSA RECEITA ..DA FEIJOADA.
Gostaria de saber o link dessa reportagem porque tinha no site do programa estrelas e agora não tem mais. Alguém sabe aonde encontro?
eu gostei muito desta receita, mas gostaria de receber a receita completa
ESSA RECEITA E ÓTIMA MAS ESTA IMCOMPLETA ……….!!!!!!!!
‘Quem executar essa receita manda um marmitex compleex pra mim e serás feliz forevis(Mussum) e a Ana esqueceu do aperitivo” Canjibrinas de Sabará ou Ponte Nova (mg).
abraços.
eu nao gostei nao desta receita …..
MEU AMOR GERALDO SIRINEU DA SILVA COMENTOU ESSE POST EU TE AMO GE AMOR DA MINHA VIDA <3