Receita do Pão do Nelson com leite de soja e farinha de arroz integral do ator Nélson Xavier no programa Estrelas da Angélica do dia 20 de março de 2010.
Pão do Nelson no Estrelas
Ingredientes
- 400 mL de leite de soja
- 2 ovos
- 10 g de fermento seco
- 1/2 (meio) kg de farinha de arroz integral
- 1/2 (meio) kg de polvilho doce
- 1 xícara de goma de tapioca
- 1/2 (meia) colher de sobremesa de sal
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 colher de sopa de óleo de oliva
- manteiga ou azeite (para untar a forma)
- 1 forma retangular estreita e funda (como se fosse para fazer pão de forma)
Modo de Preparo
Numa vasilha de vidro vamos misturar a farinha de arroz integral com o polvilho doce. Você vai colocar três mãos de farinha de arroz e três mãos de polvilho doce (peneirando os dois na hora de colocar na vasilha) e continuar assim até misturar toda farinha e todo polvilho. O polvilho doce é o que demora mais para peneirar.
Quando terminar de misturar a farinha e o polvilho, adicione a tapioca (também peneirando), em seguida coloque o açúcar, o fermento e o sal e misture tudo. Quando tiver misturado todos os ingredientes secos, adicione o leite de soja, e mexa bastante. A massa tem que ficar cremosa, quase seca, quando você puxar com a colher ela tem que ficar presa, difícil de cair.
Em outra vasilha de vidro bata as claras dos ovos até ficarem clara em neve (as gemas não serão usadas). Quando terminar de bater misture a massa preparada anteriormente nessa vasilha da clara em neve. Adicione a colher de sopa de óleo e misture bem.
Unte a forma com o óleo ou manteiga (o que preferir).
Coloque a massa na forma untada e deixe repousar por 30 a 40 minutos. Depois coloque no forno baixo por 15 minutos, em seguida aumente o fogo e deixe por mais 15 minutos.
UPDATE! A receita foi corrigida. O ator Nélson Xavier especificou no programa que gosta de misturar todos os ingredientes secos primeiro, por que fica mais fácil para misturar.
Desde o programa que procuro esta receita sem conseguir. agora posso provar do pão de Nelson. Tudo isso por causa do Tal do Glutem.
que coisa! Ainda bem que tem pessoas com melhor acesso as informações. Grato!